Entenda o Desenvolvimento Sustentável


O desenvolvimento sustentável é o termo adquirido para obter satisfação duradoura das necessidades humanas e a melhoria da qualidade de vida no mundo inteiro.

Ele surgiu no inicio dos anos 70, quando foi apresentado o rápido crescimento populacional, o crescimento da indústrias, a amostra de insuficiência de produção de alimentos, e o esgotamento de recursos naturais.

Desde essas apresentações, foi elaborado um documento denominado Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de preservar a natureza, eliminar a pobreza, e garantir a existência das gerações futuras.

Visando o principio da necessidade de todos se desenvolverem em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, para que não haja destruição do ambiente.

Mesmo sabendo que os novos recursos tecnológicos trouxeram melhorias a vida humana, ela trouxe diversos desequilíbrios como o aquecimento global, efeito estufa, poluição, extinção da fauna e da flora, entre outros.

Esses grandes desequilíbrios foram gerados principalmente pelos países mais bem industrializados, que, por exemplo, emitem de 75 á 80% dos gases responsáveis pelo efeito estufa que provoca o aquecimento da atmosfera.

O homem ocupa diversos espaços em um tempo muito pequeno, o crescimento da economia em tempos faz com que o meio-ambiente sofra várias agressões e vai se deteriorando.

É necessário que este processo se reverta, para torná-lo capaz de proporcionar melhor qualidade de vida a todos os seres-vivos, e as pessoas que dependem disso também.

Para promover o desenvolvimento sustentável, é necessário diminuir as alterações climáticas causadas pelo homem, as ameaças a saúde, diminuição da pobreza e da esclusão social.

Ou seja, é preciso de uma medida brusca que consiga o desenvolvimento do planeta, mas sem prejudicá-lo.




Postado por Juliana Isaias

0 Comente:

Postar um comentário