Ecossistema


Ecossistema é uma comunidade de organismos que convivem entre si e com o meio ambiente ao qual pertecem. Fazem parte do sistema os fatores bióticos que são seres vivos como animais, plantas e bactérias e abióticos que são os fatores externos que não possuem vidas, como o sol, o vento, o solo, o vento.

A base de um ecossistema são os organismos produtores de seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Eles acumulam energia através da luz através de um processo bioquímico usando como matéria prima luz, gás carbônico e água. A quimiossíntese é o processo realizado por bactérias terrestres e aquáticas que vivem em ambientes sem luz.

Também dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, no qual formam uma cadeia alimentar, são eles os consumidores primários que são as espécies herbívoras, os consumidores secundários que são os animais carnívoros, os consumidores terciários que são os grandes predadores como o tubarão e leão e os decompositores que são os organismos responsáveis pela decomposição das matérias orgânicas.

Os principais ecossistemas brasileiros são: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, cerrados, caatinga, campos, pantanal, restingas e manguezais.
A floresta Amazônica é o maior bioma terrestre do planeta, sua área avança 9 paises da América Latina, é composto por vários ecossistemas interagindo em equilíbrio.





Postado por Cinthia Freire

0 Comente:

Postar um comentário