Efeito estufa e aquecimento global


O efeito estufa é um fenômeno natural, e é uma forma que a Terra tem para mantém a sua temperatura constante.

Quando a radiação solar atinge a superfície da terra, é transformada em calor. Apenas 35% dela retornam para o espaço, devido o acumulo de gases que estão presentes na atmosfera formam uma barreira que impede o calor do sol de sair para a superfície, fazendo com que os outros 65% do calor fique aprisionado na Terra.

Esse fenômeno é o que mantém o planeta aquecido possibilitando vida na Terra. Porém se o acumulo de gases for excessiva, a atmosfera retém mais calor, desencadeando assim o aquecimento global, que é o grande vilão da história.

O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes como o ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono e formam uma camada de poluentes, no qual a dispersão se torna muito difícil, tornando bastante visível nas grandes cidades, funcionando como um isolante térmico do planeta Terra.

O aquecimento global tem como conseqüência o aumento do nível dos oceanos, o crescimento e o surgimento de desertos, o aumento de furacões, tufões e ciclones e ondas de calor.

Em 16/02/2005 entrou em vigor o protocolo de Kyoto, ele é um acordo internacional que tem como principal objetivo a redução de gases poluentes que aumentam o efeito estufa, para que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Os Estados Unidos é o país que mais emite poluentes no mundo, infelizmente não aceitou o acordo, pois prejudicaria a evolução do crescimento industrial do país.











Postado por Cinthia Freire

0 Comente:

Postar um comentário