A globalização no setor agropecuário


Agropecuária, expressão usada para designar de forma agrupada a atividade pecuária e a agricultura. Foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país.

A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupadas pelo setor primário da economia no qual destaca-se a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas.

Os tipos de produções citadas têm como finalidade principal atender o mercado de alimentos e de matéria-prima. O espaço rural é caracterizado pela tranqüilidade e presença de cobertura vegetal original, animais silvestres entre outras.

Alguns fatores que auxiliaram que a agropecuária prosperasse em nosso país foram a configuração climática, as irregularidades do terreno que favorecem a ocupação rural e fertilização do solo e a grande quantidade de mão de obra existente.

A produção agropecuária anda lado a lado com a tecnologia, as propriedades rurais são classificadas segundo o nível tecnológico, ou seja, o grau de tecnologia empregado na propriedade rural, que determina se a propriedade e seu sistema de produção é tradicional (prática de agricultura ou pecuária vinculada na produção sem tecnologias) ou moderna (prática de agricultura, em geral, em grandes propriedades monocultoras ou pecuárias vinculadas na produção com tecnologias que caracteriza pela criação intensiva).

O Brasil, como produtor rural, ocupa o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e de bovinos, além de segundo e terceiro respectivamente na produção de soja (2º), milho (3º), suínos (3º) e eqüinos (3º).

Algumas atividades extrativistas estão divididas em três grupos. Atividade extrativista vegetal: É o ato de retirar da natureza elementos vegetais a fim de comercializar, Atividade extrativista animal: Consiste em retirar elementos da fauna com a finalidade de comercializá-los e Atividade extrativista mineral: Consiste em extrair minérios da natureza, principalmente de pedras preciosas.






Postado por Augusto Sousa

0 Comente:

Postar um comentário